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Café da manhã: uma refeição importantíssima e ignorada por muitos

Café da manhã: uma refeição importantíssima e ignorada por muitos

Café da manhã: uma refeição importantíssima e ignorada por muitos

É muito comum escutarmos comentários como “não consigo tomar nada no café da manhã, tenho mal estar”, “de manhã só tomo um gole de café e saio de casa” ou “não tenho tempo de tomar café da manhã”. Se identificou com alguma dessas famosas frases? Então leia este post até o final – ele foi feito para você.

Todas as refeições são importantes, mas o café da manhã é realmente fundamental. Os benefícios de fazer a primeira refeição do dia vão muito além da saúde. O café da manhã melhora o seu desempenho durante o dia – seja no trabalho ou nos estudos.

Por que ignorar o café da manhã faz mal?

Pense bem: entre a última refeição do dia e o café da manhã, você fica em jejum por muito tempo. Você está dormindo, mas o seu organismo não! Durante o sono, seu organismo continua trabalhando e mantendo sua respiração, sua circulação e seu funcionamento cardíaco, por exemplo. Tudo isso precisa de energia para acontecer, não é verdade?

Quando você acorda, é muito importante que forneça energia para o seu corpo realizar as tarefas do dia. Se você ignora essa refeição, é como se estivesse forçando o seu corpo mais e mais a cada dia.

O corpo funciona como uma máquina: a princípio não apresenta problemas, mas chegará um momento que, de tanto forçar, vai reclamar. Isso significa que parte do seu cansaço e exaustão podem estar ligados à falta dessa refeição.

Se me faz bem, por que sinto mal estar após tentar ingerir o café da manhã?

Tudo o que o nosso organismo não está acostumado a receber pode desencadear reações de mal estar. Tente criar o hábito de tomar uma xícara de café e ingerir algum carboidrato, como um pão integral. Se repetir isso por pelo menos uma semana, vai ver que o mal estar irá desaparecer. Quando você e seu organismo se acostumarem, vai ser difícil ficar sem: você provavelmente vai sentir fome logo ao acordar.

Eu não consigo ficar sem o meu café! Tem problema?

É claro que não. O cafezinho é essencial para nos dar aquela disposição de manhã. Vamos te falar agora alguns alimentos simples que você deve consumir junto do seu cafezinho.

Não faço idéia do que comer no café da manhã! E agora?

Um café da manhã nutritivo é composto por 3 grupos de alimentos fundamentais para dar ao nosso organismo a energia que ele precisa.

  • Leites, iogurtes e queijos: uma dica é o creme de ricota, ótimo para comer junto ao pão ou torrada. Pode ser ingerido por pessoas com intolerância à lactose e possui um sabor agradável.
  • Cereais, pães e biscoitos: existem vários sabores de pão integral e você pode variar para não enjoar. Outra boa opção são torradas, muito saborosas e com baixo teor calórico.
  • Frutas ou suco natural: comer um pedaço de mamão, por exemplo, irá auxiliar no funcionamento do seu metabolismo.

Mude os seus hábitos e veja como isso irá interferir positivamente na sua disposição! Você também é esse tipo de pessoa que sempre ignora o café da manhã? Conte pra gente.

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