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ATIVIDADES QUE AJUDAM A ALIVIAR O STRESS

ATIVIDADES QUE AJUDAM A ALIVIAR O STRESS

ATIVIDADES QUE AJUDAM A ALIVIAR O STRESS

Além de ajudar no combate a problemas de saúde como obesidade e hipertensão, os exercícios físicos ambém são uma ótima válvula de escape para que vive constantemente estressado. Segundo o personal trainer Adriano Braga Coronato, “mesmo quem trabalha sentado e termina o dia exausto tem muita energia acumulada e precisar extravasar para conseguir alguns momentos de relaxamento”
Isnvestir em atividades como boxe, body combate ou spinning, entretanto, pode não ser a melhor maneira de se livras do stress. Por serem atividades mais agressivas, esas podem não ser a melhor opção para quem precis relaxar e mudar o foco em busca de calma ou concentração.
Separamos algumas opções de atividades e exercícios que podem te ajudar a descarregar a tensão de maneira equilibrada.

Escalada

Exige concentração e força física, mas tudo no ritmo do atleta. Graças a essas características, a escalada pode ser o esporte ideal para quem quer relaxar. “Você precisa calcular cada movimento para praticar essa atividade, o que bloqueia devaneios sobre o trabalho ou as tarefas a serem realizadas em casa”, afirma o personal Adriano. Com instrutor e equipamento adequados, ainda é possível realizar a atividade em meio à natureza, fugindo da tradicional trilha sonora da cidade que inclui buzinas, pessoas conversando e música ambiente.

Ioga

Segundo o instrutor Sanio Gomes Ferreira, a ioga atua diretamente sobre o estresse por meio de técnicas simples de respiração. Isso porque a ansiedade e o estresse provocam um ritmo mais ofegante de respiração, alimentando um ciclo que acaba por gerar mais estresse. “Deitado de forma confortável, o aluno precisa respirar de maneira consciente pelas narinas, inspirando durante quatro segundos e expirando por seis segundos”, ensina. O instrutor lembra ainda que o ambiente da aula também costuma ser desenhado com o objetivo de proporcionar bem-estar ao praticante, o que ajuda a relaxar ainda mais.

Tai Chi Chuan

Movimentação lenta, contínua e suave. Essa é a base do tai chi chuan, arte chinesa mundialmente praticada. Embora tenha surgido como uma arte marcial, hoje ele é recomendado principalmente para quem sofre com o estresse. Durante a aula são feitos exercícios que objetivam melhorar habilidades físicas e mentais por meio de técnicas de respiração, controle e meditação. O relaxamento permite não só um maior envolvimento com a atividade, como ainda torna seus sentidos mais receptivos.

Natação

“Embaixo da água tudo parece mais devagar e menos barulhento”, afirma o personal trainer Adriano. Por essas razões, a natação é um esporte indicado para quem deseja desestressar. Outra vantagem da modalidade é permitir um momento mais introspectivo com pouca ou nenhuma interação com os colegas de piscina. Concentre-se em seus movimentos e no som da água.

Pilates

“Diferentemente da ioga, que trabalha a respiração pulmonal, o pilates incentiva a respiração abdominal, estimulando e relaxando a musculatura”, afirma a orientadora Thaís Jacomele. Segundo ela, o método baseia-se em movimentos lentos e amplos, não sendo indicado, portanto, para quem deseja perder peso, mas trabalhando o alongamento e as articulações. O principal resultado é tonificação e a busca por uma postura adequada.

Dança a dois

Danças podem ser uma ótima maneira de drenar o estresse e deixar as preocupações do dia para trás. Isso porque a boa performance do parceiro também depende de você. Embora os movimentos permitam criatividade e descontração, é preciso estar envolvido na dança para guiar ou ser guiado. Escolha uma dança com estilo musical do seu gosto para relaxar ainda mais.
(Via Portal Minha Vida)

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