Enter your keyword

Por que incluir o amendoim na sua dieta?

Por que incluir o amendoim na sua dieta?

Por que incluir o amendoim na sua dieta?

Você sabia que o amendoim, muitas vezes visto como um vilão devido ao seu alto valor calórico, pode contribuir para o emagrecimento? Isso pode parecer contraditório, mas o efeito inusitado do amendoim nas dietas possui uma explicação.

O amendoim é originário da América do Sul, e é uma das maiores fontes de proteína do mundo. Seu consumo afeta o metabolismo e faz com que o corpo gaste energia e queime gorduras mais rapidamente, além de gerar inúmeros outros benefícios para o organismo.

No alimento encontramos gorduras boas, especialmente as monoinsaturadas, com predomínio de ômega-3, além de ácido-graxo, que possui função anti-inflamatória e impede o acúmulo desnecessário das gorduras ruins, e os fitoesteróis (gordura vegetal), que diminuem os níveis de glicose no sangue.

O alimento também é rico em vitamina E. Cada unidade contém cerca de 5 miligramas, o equivalente a um terço da nossa necessidade diária, e contribui tanto para a saúde quanto para a sensação de saciedade, o que explica como ele ajuda na perda de peso. Outra explicação para o efeito emagrecedor do amendoim é a quantidade de fibras presente no alimento, que preenchem o estômago e afastam a fome, e também o seu baixo índice glicêmico. Como qualquer carboidrato, o amendoim se transforma em açúcar quando cai na corrente sanguínea, porém esse processo acontece lentamente e não obriga o pâncreas a fabricar uma quantidade maior de insulina, que em doses moderadas, retira o açúcar de circulação.

O consumo moderado de amendoim blinda as defesas do organismo, produz hormônios sexuais, reduz os sintomas da TPM, garante a saúde e beleza do cabelo, alivia câimbras, fortalece os ossos, e protege o coração.

Apesar de todos os benefícios que o amendoim oferece, devemos tomar alguns cuidados ao integrá-lo na dieta. Nutricionistas aconselham a ingestão de 20 a 30 gramas de amendoim por dia, o que tem, em média, 150 calorias.  A forma mais saudável de consumi-lo é torrá-lo, em casa, por dez minutos. Evite o produto industrializado, que contém sal em  excesso e gordura vegetal hidrogenada. O creme de amendoim sem açúcar também é muito consumido no universo fitness, e pode ser encontrado em lojas de produtos artesanais ou até feito em casa.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Quer receber dicas de saúde e beleza?
Nossa news é dedicada para você que quer receber dicas de como conciliar saúde e bem estar :)
Por favor, cadastre seu email dados
Obrigado pelo cadastro
Agora você receberá nossa news!
Fechar
%d blogueiros gostam disto: