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Chia, a queridinha do momento

Chia, a queridinha do momento

Chia, a queridinha do momento

Novidade no mercado brasileiro, a chia chegou para ficar. A queridinha do momento promete muitos benefícios para a saúde e auxilia na perda de peso, se mostrando uma grande aliada das dietas.

A chia é uma planta herbácea, nativa da Guatemala e das regiões do sul do México. Ela pertence à família das lamiáceas, juntamente com o alecrim e a sálvia. A semente é utilizada como alimento pela população da América Central há muitos séculos.

Os benefícios oferecidos pela chia são muitos. Além de fortalecer o sistema imunológico, nela encontramos alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, gorduras benéficas para o organismo, ômega-3, ômega-6, carboidratos de baixos índices glicêmicos, compostos fenólicos (o que a torna uma fonte natural de antioxidante), ácido cafeico, ácido clorogênico, fibras, proteínas.

Para quem deseja perder peso, o consumo da chia é essencial, pois ela dá a sensação de saciedade. Quando em contato com o suco gástrico, suas fibras se transformam em uma espécie de gel, que aumenta a dilatação do estômago, favorecendo assim a sensação de saciedade. Além de ajudar a queimar gordura, o seu consumo regular pode evitar a formação de gordura localizada.

Devido à quantidade de fibras que possui, a chia também é eficaz no controle da diabetes, pois aumenta o tempo de liberação da glicose. Por conter ômega-3, ela previne doenças cardiovasculares como o infarto, derrame e hipertensão, e tem efeito anticelulite. Regula o colesterol, pois contém gordura boa para o organismo. Tem efeito desintoxicante, impedindo a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares e desencadeiam o processo de envelhecimento. É uma ótima fonte de cálcio, sendo ideal para indivíduos que possuem intolerância a lactose. Protege o cérebro, favorecendo suas ligações cognitivas. Deixa a pele e cabelos mais bonitos devido à presença das vitaminas A e B2. É uma boa fonte de ferro, principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do oxigênio por todo o corpo. E, para finalizar, a chia fortalece o sistema imunológico por conter minerais como o selênio e o zinco.

A porção diária recomendada é de 25 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sobremesa. É importante não exagerar em seu consumo, pois a chia possui muitas calorias.

Podemos encontrar a chia no mercado em três formas diferentes: Óleo, farinha e semente. Em todas elas o alimento mantém suas propriedades. Podemos usá-la como tempero de saladas e pratos em geral, ou adicioná-la a iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, sucos e nas mais variadas receitas.

Para ter uma experiência ainda melhor com o alimento, alie o seu consumo com a prática de esportes. Veja aqui dicas para sair do sedentarismo e começar a praticar alguma atividade física.

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