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Benefícios que o ovo traz ao ser consumido

Benefícios que o ovo traz ao ser consumido

Benefícios que o ovo traz ao ser consumido

Na busca pela beleza e por uma vida saudável, não são só os tratamentos estéticos e cirurgias que valem, é preciso alinhar a rotina estética com a prática de exercícios físicos e com uma boa alimentação. Para começar uma dieta devemos entender o porquê de consumir certos alimentos. Pensando nisso, vamos falar sobre o ovo e seus benefícios.

Muito consumido por nós brasileiros, o ovo está presente em diversas receitas e dietas. O alimento possui duas partes, a clara e a gema.  A clara contém uma grande quantidade de albumina, uma proteína de origem animal com ótimo aminograma e alto valor biológico. Ela ajuda na reparação dos músculos e prolonga a saciedade, pois tem uma absorção demorada. Já a gema carrega uma grande quantidade de nutrientes e é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina, antioxidantes, vitaminas B e E, entre outros.

Assim como os demais alimentos, o ovo possui data de validade – ele pode ser consumido em até três meses após a data de postura. Vale lembrar que o alimento deve ser mantido em local fresco ou refrigerado para não estragar. Para saber se um ovo está velho ou novo, observe a cor de sua clara. Quanto mais clara a clara estiver, mais velho será o ovo.

Por que consumir ovos?

  • A gema do ovo ajuda no desenvolvimento do cérebro. Isso porque o alimento contém uma grande quantidade de colina, um elemento essencial da vitamina B que está associado a uma melhora nas funções neurológicas e à redução de inflamações. A colina ajuda a reduzir os efeitos da perda de memória devido ao avançar da idade. Além disso, ela melhora o resultado em exercícios e mantém adequado o nível de colesterol.
  • Eles são ricos em proteínas. O ovo é o alimento com a melhor qualidade de proteína, pois satisfaz 10% da necessidade diária de uma pessoa adulta. Toda proteína encontrada no alimento é utilizada e absorvida pelo nosso organismo. Ele também contém todos os noves aminoácidos essenciais que o corpo humano não é capaz de produzir.
  • Previnem doenças oculares. Pessoas que comem ovos todos os dias possuem menos chances de desenvolver catarata. Isso acontece devido à sua quantidade de luteína e zeaxantina.
  • Os ovos possuem a quantidade certa de gorduras. O alimento possui apenas 5g de gordura, sendo que apenas 1,5g desse total é gordura saturada.
  • Não impactam negativamente o colesterol. O consumo moderado do alimento, que foi mal visto durante muito tempo, não afeta o perfil lipídico da pessoa. Na verdade, pode até melhorá-lo.
  • Vitamina D natural. O ovo é o único alimento que contém de forma natural a vitamina D, que é essencial para a formação dos ossos e dentes. A vitamina D ajuda no emagrecimento, fortalece o sistema de defesa do organismo, auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e, por fim, está associada à longevidade.
  • Previnem o câncer de mama. O ovo pode reduzir em até 44% o câncer de mama.
  • Deixam os cabelos e unhas saudáveis. Os ovos ajudam na beleza dos fios de cabelo e unhas, pois contêm um elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais.
  • Ricos em minerais. Os minerais encontrados nos ovos são: ferro (ajuda na formação dos glóbulos vermelhos); zinco (melhora a imunidade); cálcio e fósforo (fortalecem os ossos e os dentes); iodo (necessário para a regulação de hormônios da tireoide); e selênio (protege as células da oxidação).
  • Ovos saciam. A gordura e a proteína contidas nos ovos prolongam a sensação de saciedade.

 

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