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“Esse ano eu vou ser fitness!” – Passo a passo para alcançar seu objetivo

“Esse ano eu vou ser fitness!” – Passo a passo para alcançar seu objetivo

“Esse ano eu vou ser fitness!” – Passo a passo para alcançar seu objetivo

2018 está chegando e a gente já sabe que “ser fitness” está na sua listinha de metas. Mas, dessa vez, CHEGA de adiar hein? Ficamos sabendo que desde 2012 você está tentando. Brincadeiras à parte, muita gente com certeza se identifica com esse post. Por isso, resolvemos escrever dicas para te ajudar: ano que vem, você vai ser fitness sim!

Antes de mais nada, é importante ressaltar que você não está sozinha. Muitas mulheres e homens têm o desejo de ter um corpo em forma ou simplesmente ter hábitos saudáveis – afinal, nem tudo é só estética. No entanto, sabemos que não é nada fácil começar. Uma mudança de hábitos é difícil em qualquer ocasião. A alimentação é um desafio maior ainda, pois está diretamente ligada à ansiedade.

A dificuldade mais encontrada pelas pessoas que tentam mudar de hábitos e não conseguem deve-se ao fato de acabar comendo por preocupação, nervosismo e pela necessidade de sentir um prazer momentâneo. Então, antes de tudo, é necessário refletir: você realmente quer ter hábitos mais saudáveis? Se a resposta for “sim, eu quero!” você está preparada para começar. Se a resposta foi “não”, bom… não perca o seu tempo e não deixe a pobre granola perder a validade no armário da cozinha.

Não adianta fazer “a dieta da Beyoncé” ou comprar os ingredientes da “dieta mágica de Anitta” que você encontra na internet. O caminho é longo! Mas, a princípio, se você tem disposição e foco, você tem tudo! Confira as dicas mais importantes e práticas, sem complexidade e frescuras para você alcançar esse sonho. Tá preparada? Então vamos lá:

1º passo – Alimentação

A alimentação é a chave de qualquer pessoa com o corpo definido ou saudável. Não tem como fugir dela. O seu poder é tão grande que, mesmo sem fazer exercícios, você vai perceber mudanças no seu corpo com cerca de 15 dias, como a diminuição do aspecto da celulite e maior qualidade da pele. Além disso, você vai passar a sentir mais disposição para trabalhar ou estudar no dia a dia.

Pra muita gente, “ser fitness” é parar de comer. Um enorme equívoco! Muitas pessoas que viveram esse processo contam que, quando começaram a fazer dieta, passaram a comer muito mais do que antes. Isso acontece porque, por exemplo, iam para o trabalho e ficavam mais de 6 horas sem comer nada. No processo de reeducação, você deve comer de 3 em 3 horas e tomar bastante água. Vamos te explicar de um jeito simples:

  1. Café da manhã: esta talvez seja a refeição mais importante do seu dia. Neste post explicamos a sua importância. Se você gosta de café, não abra mão dele! Mas é essencial comer alguma coisa. Uma dica é um pão integral com creme de ricota. Você só não pode ficar sem comer nada.
  2. Lanche da manhã: um breve lanche aproximadamente 3 horas depois do café da manhã. Você pode comer uma fruta, torradinhas integrais ou um iogurte desnatado, por exemplo.
  3. Almoço: troque quantidade por qualidade. Opte por carnes magras, como filé de frango e sempre tente colocar ao menos 3 vegetais no seu prato.
  4. Lanche da tarde: assim como no lanche da manhã, você pode comer uma fruta, pão integral, bolo integral com cafezinho, enfim, existem muitas opções. Lembre-se de fazê-lo no máximo 4 horas depois do almoço.
  5. Jantar: muito se diz que “jantar engorda”. Bom, depende do quê e do tanto que você come. Antes de dormir, é importante se alimentar de uma forma mais completa, pelo fato do seu organismo precisar de energia para funcionar bem durante o sono. Opte por uma jantinha leve, como cenouras cozidas, omelete com queijos leves, enfim, você escolhe.

Pronto! Tá vendo como é fácil? Você só precisa se acostumar. Não esqueça de beber água, não ingerir farinha branca, cortar o açúcar de tudo que puder e optar por derivados do leite que sejam desnatados. Isso fará toda a diferença.

2º passo – Se exercitar

Você não tem tempo pra fazer academia? Tudo bem, isso não é uma desculpa. Caso tenha dúvidas, falamos sobre exercícios em casa nesse post. Comece se exercitando 3 vezes por semana. Baixe o aplicativo Nike Training Club ou siga treinos no YouTube de no máximo 30 minutos, para não te desgastar e nem atrapalhar a sua rotina.

Você vai se cansar – e muito! Só tome cuidado com a sua postura para não desenvolver problemas. Busque sempre ingerir líquidos durante as atividades, usar uma roupa confortável e abrir as janelas, para arejar o ambiente. Você pode comprar um tapetinho para te ajudar nos exercícios no chão e uma corda, por exemplo, para variar as atividades.

Faça isso por menos de um mês e você vai ficar impressionada com mudança na sua rotina. Ficará mais disposta para tudo, vai ter mais energia, se sentir mais confiante e menos estressada.

3º passo – Se mantenha motivada

Tente convencer um amigo para entrar nessa empreitada com você. É muito bom compartilhar suas experiências de treino e alimentação com alguém que te apoie e que tenha os mesmos objetivos. Procure sair nos finais de semana e caminhar ao ar livre para ampliar suas experiências. Mas cuidado: se essa pessoa desanimar, ela pode te jogar pra baixo. Não deixe que isso aconteça! É necessário manter o foco nos seus objetivos pessoais.

4º passo – Não caia em tentações

A rotina em sociedade para quem está em processo de reeducação alimentar não é nada fácil, principalmente para quem frequenta muitas festas ou fica fora de casa o dia todo. Afinal, as lanchonetes quase não oferecem opções saudáveis – e, quando oferecem, costumam ser bem mais caras. É importante ter sempre um lanche coringa na bolsa: uma barrinha de cereal ou um pacotinho de torradas pode te salvar.

Por mais que seja tentador, não compre nenhum salgado, hambúrguer, biscoito recheado ou cachorro-quente. Não ruine dias e dias de treino e dieta só para satisfazer um desejo momentâneo! As pessoas podem até dizer que você é fresca, mas não se preocupe: só você sabe da sua luta e do quanto se esforça para manter o foco.

Viu que não falamos nada mirabolante? Torcemos muito para que em 2018 você realmente consiga ser fitness e se sentir exatamente da maneira que sempre sonhou. Faça isso por você, não para os outros. É muito mais que beleza: é mais saúde e disposição na sua rotina. Compartilhe com as amigas e parta pra cima! Você consegue.

 

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