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A importância de se hidratar antes, durante e depois da atividade física

A importância de se hidratar antes, durante e depois da atividade física

A importância de se hidratar antes, durante e depois da atividade física

Você sabia que, para ter um bom desempenho em sua atividade física, é preciso ter um bom condicionamento físico, uma boa alimentação e uma boa hidratação? Se hidratar antes, durante e depois da atividade física fará toda a diferença no resultado final obtido. Cerca de 60% da composição de nosso corpo é feita de água, e em nossos músculos esse índice aumenta para até 75%.  A água também regula a temperatura corporal e auxilia no transporte do oxigênio e nutrientes.

Quando praticamos alguma atividade física, a hidratação se torna ainda mais essencial para o nosso organismo, pois a temperatura corporal aumenta durante o exercício e, para equilibrá-la, o corpo libera o calor em forma de suor. No suor se vai grande quantidade da água contida em nosso organismo e eletrólitos, que são uma combinação de sódio, potássio e outros nutrientes.

O mais recomendado é ingerir de 300 ml a 500 ml de água em até trinta minutos antes de começar a se exercitar. Durante a prática da atividade física, beba 200 ml de água a cada trinta minutos. Lembre-se também de que o excesso pode ser prejudicial, podendo comprometer o seu desempenho e causar hiper-hidratação, levando a uma queda no nível de sódio no organismo e fortes dores de cabeça, náuseas e até vômitos.

Para nos hidratarmos corretamente, é importante saber que, dependendo do tipo e da intensidade das atividades, a água pura pode não ser suficiente para repor tudo o que perdemos. Quando a prática do exercício físico exceder uma hora de duração, e principalmente em corridas de longa duração ou maratonas, opte por bebidas ricas em calorias, vitaminas e sais minerais para conseguir repor os eletrólitos perdidos, ou seja, beba isotônicos, bebidas esportivas ou até água de coco.

Muitas pessoas acabam esquecendo de se hidratar antes e depois da atividade física, e isso pode gerar uma desidratação, afetando todo o desempenho. A hidratação pós-treino é muito importante, e a ingestão de líquidos nas duas primeiras horas após o exercício aumenta o volume de plasma no sangue. Bebidas geladas e/ou com açúcares podem agilizar o processo.  Para repor as reservas energéticas da melhor forma e ter um aumento glicêmico no corpo, opte por suplementos com hidratos de carbono e sódio, pois eles conseguem acelerar o processo de reposição dos eletrólitos.

Uma boa maneira de verificar se você está hidratado é observar a cor de sua urina. Se ela for clara, significa que você está hidratado, porém se ela ficar mais escura é melhor começar a ingerir mais líquido e até procurar um médico para ter a certeza de que não há nada de errado em seu organismo.

Essas dicas são essenciais para melhorar o desempenho na prática de atividades físicas. Se você não se exercita diariamente e deseja iniciar alguma prática regular de atividade física, clique aqui e confira algumas dicas de como largar o sedentarismo e começar uma vida saudável.

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