Enter your keyword

O que é toxina botulínica?

O que é toxina botulínica?

O que é toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria – Clostridium Botulinum. Esta proteína após processos específicos de industrialização, é usada em doses específicas para diversos tratamentos na medicina.

É importante salientar que o uso do termo “botox” é de certa forma indevido, já que esse é o nome de uma das muitas marcas que produzem a toxina botulínica.

Função da Toxina Botulínica

A toxina botulínica deixa a pele mais jovem e mais bonita, pois sua atuação impede que os músculos se contraiam por mais ou menos 6 meses, atenuando e em algumas situações eliminando as rugas e marcas de expressão.  Além do uso estético, a toxina pode auxiliar no tratamento de enxaqueca crônica, bruxismo, hiperidrose nas axilas, mãos, pés e também é eficaz para disfarçar o sorriso gengival.

Como a toxina age?

O tratamento consiste na aplicação de pequenas doses da toxina por meio de injeções em pontos específicos da região que se deseja tratar.

O número de pontos necessários são definidos de acordo com os objetivos do paciente e sob as recomendações médicas. A intenção é que os resultados do tratamento sejam sempre os mais natural possível, por isso a opinião de um especialista é fundamental.

Onde posso aplicar?

As regiões mais procuradas para aplicação da toxina,  são na região lateral dos olhos, a testa e a área entre as sobrancelhas. Porém, existem outras regiões em que a substância é aplicada com resultados também muito satisfatórios. Veja:

  • Ao redor dos olhos
  • Região entre as sobrancelhas
  • Nas extremidades (caudas) das sobrancelhas, para deixá-las mais arqueadas.
  • No queixo, para reduzir rugas que aparecem no local;
  • No pescoço, para eliminar os vincos verticais que costumam surgir com o passar dos anos;
  • No colo, a fim de eliminar as linhas que surgem naturalmente com a idade;
  • Nas axilas, mãos e pés, como forma de tratamento da hiperidrose
  • Na gengiva, para disfarçar o sorriso gengival.

Confira alguns famosos que usaram a toxina botulínica

1- Malvino Salvador

Em uma entrevista, o ator confessou já ter aplicado toxina botulínica nas axilas para controlar a sudorese. “É um método eficiente e eu recomendo”, disse.

2- Isabeli Fontana

A modelo e apresentadora, Isabeli Fontana também faz uso da toxina e até recomenda o procedimento para quem quer manter a pele sempre lisinha.

3- Fátima Bernardes

Em uma entrevista para a revista Boa Forma, a apresentadora afirmou que recorre aos tratamentos estéticos “De tratamentos, aplico Botox desde os 42 anos para aliviar a ruga da testa e já fiz laser para estimular o colágeno. Prefiro opções pouco invasivas, mas, quando me sentir infeliz, não vou ser refratária.”

4- Cláudia Raia

Em uma entrevista a atriz afirmou ser adepta da toxina botulínica:”Fiz plástica no nariz, usei botox, mas sou atriz, não posso ficar com cara de meia. Tenho 48 anos, posso aparentar menos, sem perder as feições. Ser bonita não atrapalha jamais[…]”

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em alguns casos muito específicos; Como em pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica, mulheres grávidas e/ou lactantes e pacientes com doenças neuromusculares.

Cuidados necessários

Apesar de ser um tratamento que pode ser considerado simples, é necessário que você procure um especialista experiente no assunto e explique suas intenções com o tratamento.

Na clínica, Dr. Alexandre Gastão, você conta com a experiência de 34 anos e  uma equipe capacitada e confiável que terá prazer em atendê-lo.

Venha nos fazer uma visita!

Sem comentários

Deixe uma resposta

Quer receber dicas de saúde e beleza?
Nossa news é dedicada para você que quer receber dicas de como conciliar saúde e bem estar :)
Por favor, cadastre seu email dados
Obrigado pelo cadastro
Agora você receberá nossa news!
Fechar
%d blogueiros gostam disto: