Enter your keyword

Oleosidade em excesso, por que isso acontece?

Oleosidade em excesso, por que isso acontece?

Oleosidade em excesso, por que isso acontece?

Ter a pele do rosto com um aspecto gorduroso e brilhante incomoda muita gente, mas isso não significa falta de cuidado. Para entender melhor o problema, devemos saber que existem vários tipos de pele: a seca (com aspecto ressecado), a mista (com aspecto seco nas bochechas e oleoso na região da testa, nariz e queixo), e a oleosa (com aparência brilhante e presença de secreções sebáceas).

A oleosidade da pele pode ocorrer devido à constituição genética do indivíduo ou por algum desequilíbrio hormonal. Devemos considerar também fatores externos, como o uso de produtos inadequados ao tipo de pele, falta de higiene, alimentação gordurosa, e a longa permanência em lugares quentes, mal ventilados e expostos a vapores e óleos, que podem fazer com que a produção de sebo na pele seja elevada. Excesso de exposição ao sol, mudanças climáticas e má alimentação também podem interferir na oleosidade da pele.

A nossa pele elimina constantemente quantidades mínimas de gordura que, junto com o suor, formam uma película que cobre e protege a camada córnea, o que contribui para a coesão, lubrificação e proteção da pele. O excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas deixa a pele com um aspecto gorduroso e brilhante, e com poros dilatados, principalmente nas região central do rosto (nariz, bochechas e queixo). A oleosidade pode ainda favorecer o aparecimento de acne, de dermatite seborreica e de rosácea.

Ainda, o hormônio associado ao estresse, um neuropeptídeo que afeta a liberação de óleos na pele, pode ser considerado como uma causa pontecial de problemas cutâneos, dentre eles a oleosidade excessiva. No entanto, é importante frisar que o efeito desse hormônio sobre a pele pode ser influenciado pela presença de outros hormônios, como a testosterona e o hormônio de crescimento. O período menstrual da mulher também pode contribuir para esse aumento na oleosidade e para o aparecimento de cravos e espinhas.

Pele com excesso de oleosidade é um problema que atinge geralmente as mulheres e os jovens, e para acabar com ele é preciso alguns cuidados e pequenas mudanças de hábitos. Fique esperto, cuide-se!

Sem comentários

Deixe uma resposta

Quer receber dicas de saúde e beleza?
Nossa news é dedicada para você que quer receber dicas de como conciliar saúde e bem estar :)
Por favor, cadastre seu email dados
Obrigado pelo cadastro
Agora você receberá nossa news!
Fechar
%d blogueiros gostam disto: