Enter your keyword

Conheça alguns problemas de pele comuns no inverno e saiba como preveni-los

Conheça alguns problemas de pele comuns no inverno e saiba como preveni-los

Conheça alguns problemas de pele comuns no inverno e saiba como preveni-los

A chegada do inverno altera o aspecto da pele. As baixas temperaturas nos levam a aumentar nosso tempo de banho e diminuir a ingestão de água/líquidos, o que resulta no ressecamento da pele.

Com a diminuição da sudorese e a redução na ativação das células que produzem o manto hidrolipídico (uma das camadas protetoras da pele), a proteção natural da pele fica comprometida e deixa a pele mais suscetível a irritações e doenças como dermatite, psoríase, eczema e ictiose. Entenda melhor cada uma dessas doenças:

  • Dermatite atópica

A dermatite atópica, popularmente conhecida como “rinite na pele”, é uma doença de origem genética e causa a deficiência de hidratação no organismo. Tem como principal sintoma a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões na pele aparecerem. Pode atingir o rosto, tronco e membros.

Durante a infância essas lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, elas se localizam nas áreas em que há dobras de pele, como a região posterior do joelho, dobras do braço e pescoço.

Para tratar a dermatite atópica é necessário evitar banhos quentes e demorados, evitar buchas nas áreas afetadas e sempre hidratar a pele após os banhos. Utilize sabonete com PH mais baixo, próximo de cinco (PH fisiológico).

  • Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma descamação da pele devido ao ressecamento. Ocorre principalmente na região da cabeça e no rosto. Suas características mais frequentes são forte produção de oleosidade, placas avermelhadas e descamação esbranquiçada no couro cabeludo, rosto e tórax. Forma-se uma caspa, que varia desde uma fina descamação até a formação de grandes crostas no couro cabeludo.

O inverno favorece o surgimento da doença, devido às mudanças climáticas e de hábitos. O tempo fica mais frio e seco, o que leva as pessoas a tomar banhos mais quentes e demorados. Fatores externos como o estresse podem piorar o quadro seborreico.

O tratamento é feito através de aplicações de medicamentos na pele e no couro cabeludo. É necessário que o medicamento seja prescrito por um especialista, que avaliará a gravidade da dermatite.

  • Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória que causa a aparição de manchas vermelhas e descamativas, formando placas. Geralmente ocorre na pele dos cotovelos, joelhos e couro cabeludo, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. Pode ser desencadeada por fenômenos emocionais e genéticos, mas sua causa real ainda é desconhecida, não descartando o ressecamento da pele causado pela mudança da estação e a baixa exposição à luz solar.

A doença não é contagiosa e se intensifica na época do frio, devido à baixa incidência de radiação ultravioleta, típica do inverno.

A psoríase não tem cura, mas é possível controlá-la com o uso de cremes imunossupressores, corticoides e medicamentos prescritos por especialistas.

  • Ictiose vulgar

A ictiose vulgar aparece geralmente após o nascimento e pode apresentar apenas ressecamento da pele e descamação fina ou intensa. As regiões do corpo mais afetadas são os membros, mas pode atingir o rosto e o couro cabeludo.

Com o passar dos anos, a doença tende a regredir e os sintomas diminuem.

  • Eczema

O eczema é uma inflamação que surge quando há o contato da pele com substâncias irritantes ou alérgicas, e pode ser agravado com a chegada do inverno, pois o manto de proteção da pele é reduzido.

Mesmo que não seja uma doença grave, é recomendada a consulta com um especialista para realizar um tratamento específico. Abandone os banhos quentes e demorados, e evite coçar as manchas e feridas que podem surgir no corpo.

Para se prevenir dessas doenças, deixe a pele sempre bem hidratada. Veja aqui as dicas para cuidar da pele durante o inverno e não se esqueça de beber muito líquido.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Quer receber dicas de saúde e beleza?
Nossa news é dedicada para você que quer receber dicas de como conciliar saúde e bem estar :)
Por favor, cadastre seu email dados
Obrigado pelo cadastro
Agora você receberá nossa news!
Fechar
%d blogueiros gostam disto: