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Saindo do sedentarismo: dicas para iniciar uma atividade física

Saindo do sedentarismo: dicas para iniciar uma atividade física

Saindo do sedentarismo: dicas para iniciar uma atividade física

Praticar atividades físicas regularmente não só ajuda a deixar o corpo em forma, como também proporciona uma melhora na saúde e na qualidade de vida. Sair da zona de conforto para começar a se exercitar não é fácil, e é preciso ter alguns cuidados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a sair do sedentarismo.

Se você é sedentário e deseja iniciar uma atividade física, comece por uma aprovação médica. Fazer uma avaliação física antes de começar a prática de qualquer exercício é fundamental, pois será descartado qualquer indício de doença, principalmente as cardiovasculares, que podem gerar complicações. Faça um check-up com um cardiologista de sua confiança e avalie também sua condição aeróbica. Peça ao médico indicações de atividades mais adequadas ao seu perfil.

A grande maioria das pessoas esquece de se pesar antes de começar a atividade física. Esse é um passo importante, pois ele te dará um parâmetro para avaliar o seu desempenho e progresso no decorrer dos dias. É importante se pesar ao acordar, sempre no mesmo horário.

Tirar as suas medidas também é um passo importante, pois, assim como o peso, as medidas são um parâmetro para avaliar o progresso. Às vezes o peso não fará muita diferença, devido à transformação da gordura em massa magra, mas é possível perceber quantos centímetros foram perdidos. Tire as medidas da cintura, quadril, cada coxa, cada bíceps e do peito.

Tirar fotos do seu corpo antes de começar a fazer os exercícios diariamente, e após algum tempo de prática, também é interessante, pois as mudanças ocorridas no corpo ficam mais perceptíveis no decorrer do tempo. Faça uma foto a cada 30 dias para se autoavaliar. Ao se sentir desmotivado, dê uma olhada na primeira foto que você tirou e veja os seus avanços.

Faça uma avaliação física para medir o seu percentual de gordura, escolha um método e use-o durante todo o seu programa.

Escolha um local para treinar, de preferência com fácil acesso para evitar as desculpas de que não conseguirá ir. Escolha um lugar que você goste e onde se sinta bem. Os pequenos detalhes farão toda a diferença, principalmente nos dias que você se sentir desmotivado.

Não se esqueça de se hidratar. Consuma de 300 ml a 500 ml de água em até 30 min antes de começar o exercício, e 200 ml a cada 30 min de atividade física. Se a sua atividade física durar mais de uma hora e causar muito suor, considere o consumo de algum isotônico também.

A alimentação contribui diretamente para os resultados obtidos pela atividade física, por isso é importante criar um diário de alimentação. Visualize o que você está comendo e faça uma análise do que é saudável e do que não é. Calcule sua ingestão calórica e anote quantos litros de água você está bebendo por dia. Procure um profissional da área para criar uma dieta de acordo com o seu metabolismo.

Para terminar, alongue-se. É essencial fazer o alongamento antes e depois de praticar a atividade física, pois isso evitará problemas nas articulações e encurtamentos musculares.

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