Enter your keyword

Tipos de prótese de silicone

Tipos de prótese de silicone

Tipos de prótese de silicone

Há várias próteses de silicone no mercado, e elas se diferenciam por aspectos como forma, perfil, tamanho, textura, fabricante etc.

A escolha da prótese pelo cirurgião varia de caso a caso, e é importante para que se obtenha um resultado adequado a cada paciente. Neste texto iremos explicar as diferenças entre os tipos de prótese mamária.

 

Perfis das próteses de silicone:

 

  • Alto: Possuem uma base menor e são mais altas. São indicadas para maior projeção dos seios para frente sem necessidade de preenchimento do colo mamário.
  • Baixo: Possuem uma base mais larga e são mais baixas. São mais indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente.
  • Anatômico: Têm um perfil em formato de “gota” e são indicadas para pacientes que têm mamas com formas e belos contornos e que desejam um aumento proporcional das mesmas.

As próteses podem ter a mesma quantidade (ml), mas perfis diferentes. É importante salientar que o perfil da prótese mamária e a marca do produto alteram significativamente o resultado final. Assim como há diferença nas dimensões das próteses de acordo com o fabricante, os resultados de implante de uma prótese de silicone de 300 ml de perfil baixo e de uma de perfil alto também são diferentes.

 

Tipos de superfícies das próteses:

 

  • Liso: Possui alto índice de contratura capsular (5 a 6%).
  • Texturizado: Superfície com microrrelevos. São as próteses de silicone mais utilizadas nas cirurgias de mama. Os índices de contratura capsular são menores que os das próteses lisas (2 a 3%).
  • Poliuretano: Possui superfície revestida com espuma de poliuretano. É mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Possui um índice de contratura capsular baixo (0,5%).

 

O que é a contratura capsular?

Contratura capsular é a perda de elasticidade da cápsula que envolve o implante. Isto é, uma camada anormal de tecido de cicatrização que às vezes se forma em torno de implantes mamários, causando desconforto e firmeza.

 

Qual é o tamanho ideal da prótese?

Qual tamanho de prótese colocar? Essa é a maior dúvida entre as pacientes em relação à cirurgia plástica de aumento mamário.

A paciente deve conversar sobre isso com seu cirurgião, que irá tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia, avaliará seu perfil físico, psicológico, de cicatrização e a proporção das formas do seu corpo. O cirurgião também irá tirar várias fotos pré-operatórias e mostrará à paciente diversos casos de cirurgias de implante de prótese de silicone (antes/depois) para orientá-la nessa delicada escolha.

 

Tipos de preenchimento das próteses:

 

  • Solução salina: as próteses implantadas são vazias (apenas os invólucros). Posteriormente elas são preenchidas, com o auxílio de uma seringa, com soro fisiológico até atingir o tamanho de mama desejado. Esse método é mais utilizado nos EUA e Canadá, onde até pouco tempo era proibido o uso de silicone gel. Próteses assim são mais rígidas, artificiais ao toque e possuem risco de vazamento. Além disso, é fácil notar o líquido quando a pessoa está em movimento.
  • Silicone gel: É o preenchimento de prótese mamária mais utilizado em todo o mundo. As próteses de mama mais modernas abandonaram o silicone líquido e agora utilizam silicone em gel coesivo. Sendo assim, mesmo que ocorra uma ruptura traumática da prótese, o silicone não vazará. À palpação, esses implantes mamários de silicone são imperceptíveis, pois apresentam densidade e textura bem similares às do tecido mamário.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Quer receber dicas de saúde e beleza?
Nossa news é dedicada para você que quer receber dicas de como conciliar saúde e bem estar :)
Por favor, cadastre seu email dados
Obrigado pelo cadastro
Agora você receberá nossa news!
Fechar
%d blogueiros gostam disto: